HI

EM BREVE UMA PROGRAMAÇÃO QUE TOCARÁ NO FUNDO DO SEU CORAÇÃO

Posted by Nilton Professor Ribeiro on Quarta, 17 de junho de 2015

HISTÓRIA DA PAROQUIA


História da Paróquia Santo Antônio

Pode-se dizer que nossa história tem longos e lindos capítulos. Desde as primeiras povoações, a Igreja se fez presente. A partir do século XVII, a região do Vale do Jequitinhonha começou a ser explorada pelos bandeirantes que garimpavam nosso ouro e diamante. Foi também, nesse período, que a Igreja passou a ter uma presença marcante nessa região. Nesse momento emergem as paróquias de Minas Novas e Berilo[1]
Sendo essa região, tipicamente semiárida, a povoação se deu às margens dos Rios Araçuaí e Jequitinhonha a fim de facilitar o cultivo da agricultura.
 Quando se fala de Igreja urge que se distinga, no caso de Araçuaí, as duas instâncias da Instituição: Paróquia Santo Antônio e Diocese.
1. Paróquia Santo Antônio
A criação da Paróquia de Araçuaí não tem uma data precisa. Encontram-se algumas possíveis datas. Uma primeira possibilidade é que seria criada em três de julho de 1857.[2] outra possibilidade é a de que teria sido criada em primeiro de junho de 1850.[3] O certo mesmo é que foi criada pela arquidiocese de são Salvador, Igreja diocesana a que essa região toda pertencia[4]. Nos arquivos próprios da paróquia, percebe-se certa preferência pela primeira possibilidade.
A nova paróquia teve como primeiro pároco, o Pe. José Tiago de Siqueira[5]. Esse permaneceu na direção paroquial de 1857 a 1862.
A Igreja católica, além de se preocupar com o espiritual, sempre teve uma olhar profético para o social. Um campo de atuação pioneira foi a educação. O pioneirismo eclesial pode ser notado já na criação da Paróquia que antecedeu a emancipação política do Município e a criação da Diocese. Se a paróquia é de 03/07/1857, a emancipação política só veio em 1871.
Entre muitos que deram sua vida no serviço ao Evangelho, nesta paróquia, consta também a participação dos franciscanos.  Pode-se dizer que em 1912 começa a era franciscana[6] na comunidade paroquial, quando os frades assumiram a freguesia de Santo Antônio[7].  O primeiro Pároco franciscano de Araçuaí foi o Frei José de Haas[8], nomeado pelo arcebispo de Diamantina.
A primeira contribuição institucional da igreja para a educação araçuaiense aconteceu nesse período.  Em 1914, o Frei José fundou a biblioteca popular[9]. Essa tinha o objetivo de combater a leitura de maus livros. Foi uma iniciativa muito bem acolhida naquele momento.  As pessoas podiam, gratuitamente, recorrer a essa biblioteca para suas leituras e pesquisas[10]. E era muito procurada.
Outra iniciativa do Frei José foi a criação do Colégio Seráfico[11] (Seminário Franciscano) de Araçuaí. Esse era destinado à formação dos frades franciscanos. Localizado no bairro Olaria, foi totalmente destruído pela enchente de 1929.
Criada por São Salvador[12], a paróquia de Araçuaí, pertenceu depois à Diamantina e, em 1913, passou a ser sede Episcopal com a criação da Diocese de Araçuaí.
2. Diocese de Araçuaí
A Diocese de Araçuaí foi criada em 25 de agosto de 1913, pela Bula APOSTILICAE SEDI, do Papa Pio X.[13] A nova Igreja Diocesana foi desmembrada da então Diocese de Diamantina.
Situada no norte oriental do Estado Minas Gerais, passou a fazer limites com as Dioceses de Montes Claros e Vitória da Conquista. Atualmente limita-se com as outras Dioceses que nasceram depois, Almenara e Teófilo Otoni.
Em setembro de 1914, foi nomeado e sagrado o primeiro bispo[14] da nova diocese: Dom Serafim Gomes Jardim[15]
O novo epíscopo veio do clero de Diamantina. Demonstrou grande zelo pastoral pelo povo pobre durante as duas enchentes[16] (1919 e 1929) que castigaram a cidade de Araçuaí.
Segundo os escritos do Frei Sabino, durante as enchentes, a Igreja tornou-se o lugar de abrigo dos pobres. Diz o frei, “Dom Serafim pisava na lama, visitando e socorrendo os desabrigados, levando sua palavra de consolo.”
Foi nesse período que se iniciou a construção da segunda catedral, uma vez que a primeira, que também era a Matriz, foi levada pela enchente.
Desde seu nascimento, a Diocese de Araçuaí teve constante preocupação com a formação religiosa, moral, intelectual e profissional do seu povo.
A preocupação supracitada com a educação teve sua primeira manifestação em 1913, por meio de um dos primeiros atos do bispo, que iniciava os trabalhos, à frente da nova instituição clerical.  Com o objetivo principal em formar os futuros padres da Diocese, Dom Serafim Gomes, criou e instalou o primeiro educandário com o nome de Colégio São José.[17] Infelizmente, em 1928, a enchente engoliu as instalações desse Colégio.
Os rapazes que estudavam nesse colégio tinham notável desempenho em outros colégios na continuação dos estudos[18].
Outra grande colaboração da Igreja para a educação local foi a criação do Colégio Nazareth. Desde sua fundação, até nossos dias, dirigido e mantido pelas Irmãs Franciscanas Penitentes Recoletinas.
Atualmente, a paróquia Santo Antônio coincide com todo o território do Município de Araçuaí, tendo 56 comunidades rurais e 22 urbanas.
A última Assembleia paroquial apontou como eixo central da pastoral paroquial a formação dos agentes de pastoral. Em reposta a tal exigência pastoral, a paróquia desenvolveu um projeto de formação de lideranças. Esse se compõe de três etapas:
1-      A liderança de Jesus e a nossa na comunidade (relações interpessoais);
2-      A Palavra de Deus vivida na comunidade;
3-      Os documentos da Igreja (a partir do Vat II)
Em comunhão com o XI Plano Diocesano de Pastoral lutamos para sermos uma Igreja acolhedora, autossustentável, formadora e missionária.


[1] Cf. arquivo da Cúria Diocesana de Araçuaí.
[2] Cf. Livro de crônicas do Convento São Francisco das Chagas. p 134
[3] Cf. Introdução do Primeiro Livro de Tombo da Paróquia de Caraí.
[4] Cf. Introdução do Livro I de Tombo da Paróquia de Araçuaí.
[5] Segundo a introdução do primeiro livro de tombo da Paróquia de Araçuaí esse padre foi nomeado pelo arcebispo de Salvador. Pe. José Tiago de Siqueira era natural desta terra e padre secular incardinado na Arquidiocese de Salvador.
[6] Cf. PINHEIRO, João; RINALDINI, Crescênzio. DIOCESE DE ARAÇUAÍ, MG, Cúria Diocesana, 2005. p 4.
[7] Esse era o termo que se usava para referir ao território de uma paróquia. A partir do Vaticano II essas nomenclaturas desaparecem.
[8] Frei José de Haas é holandês nascido aos  4 de janeiro de 1877. Veio para o Brasil em 1906 e para Araçuaí em 1912. Quando em 1934, Dom Serafim foi transferido para Diamantina ele foi nomeado bispo de Araçuaí (Cf. Cúria Diocesana, Livro Matrícula do Clero, Nº 41,11
[9] Araçuaí In Revista Santa Cruz, Belo Horizonte, 1975. p.145.
[10] Cf. STAPHORST, Frei Sabino. Vinte e cinco anos no Brasil. Belo Horizonte: 1999. p 147.
[11] Cf. Revista Santa Cruz, Belo Horizonte: Nº 75, p 144.
[12] Cf. Primeiro Livro de Tombo da Paróquia de Araçuaí, P 01.
[13] Cf. Catálogo Diocesano. Araçuaí: Cúria Diocesana, 2005.
[14] Cf. Bula de Nomeação in Livro nº IA, Araçuaí: Cúria Diocesana, 1914, p1.
[15] Nascido aos sete de setembro de 1875, no município de Bocaiúva, naquela época pertencia a Diocese de Diamantina e atualmente a Diocese de Montes Claros. Padre secular do clero de Diamantina tendo sido ordenado sacerdote por Dom João Antônio dos Santos em 01/06/1908. Antes de se escolhido para o episcopado exerceu a função de professor do seminário, secretário do bispado e redator do jornal diocesano a Estrela Polar. Foi  nomeado bispo em 12/03/1914 pela Bula Commissum humilitati Nostrae e em 1934 tomou posse como segundo arcebispo de Diamantina. (Cf. Cúria diocesana de Araçuaí, Livro Nº 41, p 01.
[16] Araçuaí foi quase toda destruída nas duas grandes enchentes que atingiram a cidade. A primeira aconteceu em 8 de janeiro de 1919.  A segunda foi em 9 de janeiro de 1928 quando as águas subiram cinco metros a mais que a primeira. Todos os prédios danificados e muitos destruídos. A Igreja teve o colégio São José, a casa do bispo e a Matriz que era também a catedral foram destruídos. Nessa enchente, as água tomaram os paramentos, a imagem do Senhor Morto e um valioso cálice da Igreja. Fato notável é que o senhor morto foi encontrado na barra do pontal sem se quer perder os cabelos da toca da imagem e o cálice encontrado num telhado de um prédio. A partir desse acontecimento o Frei José de Haas e o Bispo Dom Serafim decidiram mudar de lugares ao reconstruírem a Matiz e a Catedral.
(Cf. LETÂNCIO. Meu doce Brasil. In Revista Santa Cruz, Belo Horizonte, 1962. p 29-30; 104-108. e Cf. WENCESLAU. “In Memoriam” de José de Haas. In Revista Santa Cruz, Belo Horizonte, 1956.  p 83)
[17] SOARES, Elmo. Educação e Formação na Sede da Diocese de Araçuaí. Araçuaí: Cúria Diocesana de Araçuaí, 2006, p 01.
[18] PINHEIRO, João; RINALDINI, Crescênzio. DIOCESE DE ARAÇUAÍ – MG, Cúria Diocesana, 2005, p 4.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A PAZ NÃO SE IMPROVISA, ELA SE CONSTROI ATRAVÉS DE VALORES UNIVERSAIS.WWW.ARASSUARTES.COM.BR

gato

massagem

mulher orando

Prece

SÁ LUIZA BENZEDEIRA

SÁ LUIZA BENZEDEIRA
FALECIDA EM 2001 AOS 107 ANOS

PROIBIDO FUMAR

mar como te quero

RUA GENTIL DE CASTRO

RUA GENTIL DE CASTRO
RUA DE BAIXO

CAPELA SANTA CRUZ

CAPELA SANTA CRUZ
Iª CAPELA DE ARASSUAHY

NILTON CALHAU

NILTON  CALHAU
ARAÇUAÍ

mulher orando

Prece

ORAÇÃO DO ARTESÃO

"Senhor! Tu que és maior dos artistas, fonte das mais belas inspirações. Abençoa meu talento e as minhas obras.

Maravilhoso é o dom que me deste, na louvada missão de servir-te com
alegria, e de exercer meu trabalho com amor e dedicação. Por isso,
agradeço-te por permanecer sempre comigo.

Dá-me o equilíbrio entre a razão e a emoção, humildade e sabedoria para me aperfeiçoar.

Inspira-me, ó Mestre, a criação do novo e do belo. Protege também, todos os artesãos e os artistas em suas carreiras e gêneros.

Faze com que minhas obras contribuam para a construção do teu reino,
e que eu prospere, seguindo teus desígnios, pelos caminhos gloriosos da
arte.

Amém!"

VISTA DIOCESE

VISTA DIOCESE
IGREJA CATEDRAL

IGREJA SENHOR DA BOA VIDA

IGREJA  SENHOR DA BOA VIDA
NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

ESCRAVOS

ESCRAVOS

NILTON

NILTON
PROFESSOR
http://3.bp.blogspot.com/-aDS4p0Uu2XY/Ug2L1beuXTI/AAAAAAAAA9o/VHCm9vMricc/s1600/papa-eu-vi-oq-voce-fez.gif

CARICATURA DA ZEFA ARTESÃ

CARICATURA DA ZEFA ARTESÃ
1925 --- 2013

PROFESSOR

PROFESSOR
ARTISTA PLÁSTICO

BARRA DO PONTAL (ITIRA)

BARRA DO PONTAL (ITIRA)
ENCONTRO DOS RIOS EM ARAÇUAÍ

CASA DE LUCIANA TEIXEIRA EM 1817

CASA DE LUCIANA TEIXEIRA EM   1817
ARASSUAHY- CALHAU

ENCHENTE DE 1979

ENCHENTE DE 1979
ARAÇUAÍ MG

CASA DA ZEFA ARTESÃ-2013

CASA DA ZEFA ARTESÃ-2013
ARAÇUAÍ MG (NILTON)

BAHIMINAS EM 1942

BAHIMINAS EM 1942
ARAÇUAÍ MG

CENTENÁRIO DA DIOCESE

CENTENÁRIO DA DIOCESE
ARAÇUAÍ MG

JOSEFA ALVES DOS REIS

JOSEFA ALVES DOS REIS
ZEFA ARTESÃ

ESCRAVOS

ESCRAVOS
PINTURAS

PROFESSOR NILTON

PROFESSOR NILTON
PINTURAS

REGIAO CENTRAL DE ARAÇUAÍ MG

REGIAO CENTRAL DE ARAÇUAÍ MG
vale do jequitinhonha

contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Seguidores

Araçuaí

Pesquisar este blog

Água

Silêncio interior

A meditação é a medicina do corpo e da mente mais poderosa do mundo.
Além
de terapêutica é a melhor ferramenta para o crescimento pessoal e
espiritual.
Preste muita atenção: aprendendo a meditar você descobre a diferença
do
que é ou não importante para sua vida, com isto se torna uma pessoa
mais
segura e objetiva. Com a meditação você cura seu corpo, melhora a
memória
e concentração, desperta a intuição e a percepção. Você se torna uma
pessoa
mais disposta e produtiva, mais agradável e serena. A forma de
meditar é
muito particular de cada pessoa. Existem muitas técnicas e rituais.
Cada
um deve praticar da maneira que se sentir melhor. Procure um livro,
um curso
ou um mestre, mas procure, pois a meditação vai melhorar muito a sua
vida,
pois vai fazer você encontrar a pessoa mais importante do mundo: você
mesmo!

BENZEDEIRA

BENZEDEIRA
SÁ LUIZA

ATENÇÃO

Barco

Canoa
From Millan.Net

BÊBADO

BÊBADO
PINTURAS

BARRA DO PONTAL

BARRA DO PONTAL
DISTRITO DE ARAÇUAÍ
Brasil - Graphics, Graficos e Glitters Para Orkut
Diversas - Graphics, Graficos e Glitters Para Orkut

FREI CHICO

FREI     CHICO
TROVADOR

OS APÓSTOLOS

OS APÓSTOLOS
MESTRA ZEFA

CANOEIRO DE ARAÇUAÍ

CANOEIRO DE ARAÇUAÍ
ARASSUARTES

LINDA PINTURA

mulheres-pinturas-de-richard-s-johnson

MAPA DA DIOCESE

MAPA DA DIOCESE
ARAÇUAÍ MG