HI

EM BREVE UMA PROGRAMAÇÃO QUE TOCARÁ NO FUNDO DO SEU CORAÇÃO

Posted by Nilton Professor Ribeiro on Quarta, 17 de junho de 2015

sábado, 4 de maio de 2013

O BATISMO

Falta também aos Protestantes, melhor compreensão sobre o Batismo. 
         A primeira condição para aqueles que saem da Igreja Católica e ingressam nas outras cristãs, é a realização de novo Batismo. E com que facilidade aceitam.
         Começamos por aqui: “um só Senhor, uma só fé, um só Batismo”. (Ef 4,5)
       Ninguém pode ser batizado duas vezes. O primeiro é que vale. Há um só Batismo, no dizer de São Paulo. Não dois ou mais.
         E não importa a idade: crianças e adultos podem e devem ser batizados.
         Um dos argumentos usados pelos protestantes é que Jesus foi batizado adulto e por imersão. Primeiro, o Batismo pelo qual passou Jesus não foi, evidentemente, o mesmo que ele veio a instituir posteriormente, mas o de João que na água, tinha um sentido simbólico e não perdoava os pecados. Além do mais, Jesus sendo Deus era sem pecado, e por isto nem precisava de Batismo. Isto já bastaria para acabar com essa falsa informação de que só o adulto pode ser batizado.
         Na Bíblia nada consta que este Sacramento seja reservado somente para adultos nem que, obrigatoriamente, tenha que ser por imersão, isto é, mergulhando a pessoa no rio ou em qualquer água. Mas contém diversas citações que levam a compreender o Batismo de crianças e sem qualquer mergulho.
         Veja, por exemplo, o batizado do carcereiro convertido narrado em At 16,33: “Então, naquela mesma hora da noite, ele cuidou deles e lavou-lhes as chagas. Imediatamente foi batizado, ele e toda a sua família”.
         Duas provas: ao batizar toda a sua família, significa todos, sem exceção: marido, mulher, parentes, e filhos, com toda a certeza, crianças também. E no cárcere não havia nenhum rio ou piscina. Logo, não houve imersão, mas aspersão. Aspersão significa borrifo, respingo.
         Também o Batismo de Lídia em At 16, 14-15: “Foi batizada juntamente com a sua família”;  e de Estéfanas em 1Cor 1,16: “Aliás, batizei também a família de Estéfanas”.  Sem dúvida alguma junto com a família estavam os filhos, as crianças.
         Saulo foi batizado numa casa de Damasco onde não havia rio, piscina nem tempo para procurar algo parecido, já que o seu Batismo foi muito rápido (At 9, 18-19)
         E o Batismo do eunuco etíope feito pelo Diácono Filipe? Não havia também no local rio ou piscina. (At 8, 36-38).
         Não esqueçamos que Jesus impôs como condição para a salvação, o “renascer da água e do Espírito Santo”. Só para adultos? Evidentemente que não, mas também para as crianças. Ou será que só os adultos é que têm direito de renascer da água e do Espírito Santo? 
         Fora da Bíblia também encontramos testemunhos importantes que comprovam que o Batismo de crianças na Igreja Católica está certíssimo e era praticado desde o tempo da primitiva igreja.
        Em muitos estudos a respeito do assunto encontramos referências a documentos de escritores antigos, dos primeiros séculos. Mas reconheço no site da Igreja Adventista Livre, do pastor Bispo Ildo Mello, um importante registro sobre o Batismo de crianças, apontando os autores já conhecidos como Irineu, Orígenes e outros[1].
Justino Mártir (130 d.C. -Apol.I.15), Irineu (180), Orígenes (230), diziam que batizavam crianças (Enciclopédia Histórico-Teológica da Igreja Cristã, v. 1, p. 157).
         Irineu, que foi discípulo de Policarpo, um discípulo do Apóstolo João, foi batizado quando criança. Ele afirmou: "A Igreja aprendeu dos Apóstolos a ministrar o Batismo a crianças" e, em 180 d.C., Irineu afirma também que “Jesus veio para salvar a todos que são renascidos através dele em Deus: recém nascidos, crianças, adolescentes, jovens e adultos” (Adv. Haer., livro II, 22.4; 39). O termo “renascidos”, para os pais da Igreja, é termo técnico para o “Batismo”.
      Na Constituição Eclesiástica de Roma, formulada por Hipólito em 215, encontramos a frase: “Primeiro devemos batizar os pequenos. Todos que podem falar por si mesmos. Para aqueles que ainda não sabem falar, falem seus pais ou alguém que pertença à família” (Const.Ecl. XVI, 4).
         Orígenes, que foi o mais completo conhecedor da Bíblia entre os escritores da Igreja primitiva, nascido na Grécia no ano de 185 d.C, cujo avô e bisavô eram cristãos quando os Apóstolos ainda eram vivos, em seu comentário à carta de Romanos, afirma: “A Igreja recebeu dos Apóstolos a tradição de batizar também os recém nascidos” (Epist. ad. Rom. Livro V, 9 Hom. in Lev., VIII. 4). Sabemos também que o próprio Orígenes foi batizado quando criança.
         Ireneu de Lião (sec III) considera óbvia a presença de "crianças e pequeninos", entre os batizados em geral (Contra as Heresias II,24,4;).
         Hermas, contemporâneo do Apóstolo Paulo (Veja Rm 16.14), fala de crianças que receberam o selo do Batismo, nestas palavras: "Ora, esse selo é a água do Batismo".
         Clemente, que viveu com o Apóstolo Paulo (Fl 4.3), aconselhava os pais: "Batizai os vossos filhos e criai-vos na disciplina e correção do Senhor".
         O "Didaqué" (manual da Igreja Antiga, também conhecido como doutrina dos doze Apóstolos) prescreve o Batismo de crianças.
         Cipriano afirma que o Batismo de crianças era prática comum dos cristãos. Em 258, ele escreve: "Do Batismo e da graça não devemos afastar as crianças" (carta a Fido).
No século III , um sínodo do Norte da África determinou que era permitido batizar as crianças "já a partir do segundo ou terceiro dia após o nascimento" (Epístola 64 de São Cipriano).
O Concílio de Cartago recebeu consulta se era lícito batizar crianças antes de oito dias. O que significa que a prática do Batismo infantil após o oitavo dia de vida era comum.
         Agostinho dizia: "Desde a Antigüidade a Igreja tem observado o Batismo infantil" e ainda, "O costume de nossa Igreja mãe de batizar crianças não deve ser desconhecido nem tido como desnecessário; nem se deve crer que seja algo mais do que uma ordenança que nos foi entregue pelos Apóstolos" dizia ainda: Não foi instituído por concílios mas sempre esteve em uso".
          No mesmo estudo encontramos uma manifestação de Lutero censurando um segundo Batismo: Lutero, no entanto, condenou o rebatismo duramente. Para ele, quem rebatiza um adulto batizado como criança“blasfema e profana o sacramento em sumo grau” (Catecismo Maior IV, 55)”.
         Lembra ainda o mesmo autor que “O Batismo é símbolo da nova aliança da graça, do mesmo modo que a circuncisão era símbolo da velha aliança”.
De fato, se as crianças de Israel eram circuncidadas no oitavo dia, portanto, bem criancinhas, cujo gesto era condição para a salvação Lv 12,3, tendo um sentido bíblico equivalente ao Batismo de crianças.
Por sinal, o próprio Jesus foi circuncidado no oitavo dia conforme Lc 2,21. Compare: Jesus “batizado” adulto, e circuncidado criança.
         Tenha-se em conta também que o Batismo perdoa o pecado original, e o pecado original já está na criança. Logo, as crianças têm direito ao Batismo para que desde então recebam a graça santificante livrando-se do pecado original.
         E a forma de se ministrar este Sacramento, já o catecismo dos Apóstolos, o Didaqué, considerado o primeiro catecismo da Igreja Católica existente entre os anos de 60 a 90, no capítulo VII já previa, derramando-se água por três vezes sobre a cabeça do batizando. Veja: no primeiro século do Cristianismo, poucos anos após a morte de Jesus.
         Em assim sendo, confirma-se que é possível o Batismo de criança e também que esse sacramento pode ser imposto usando a água tanto por imersão como por aspersão.  Ambos são válidos.
 
 ”Ide, pois, e ensinai a todas as nações;
 batizai-as em nome
do Pai, do Filho e do Espírito Santo”.
(Mt 28,19).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A PAZ NÃO SE IMPROVISA, ELA SE CONSTROI ATRAVÉS DE VALORES UNIVERSAIS.WWW.ARASSUARTES.COM.BR

gato

massagem

mulher orando

Prece

SÁ LUIZA BENZEDEIRA

SÁ LUIZA BENZEDEIRA
FALECIDA EM 2001 AOS 107 ANOS

PROIBIDO FUMAR

mar como te quero

RUA GENTIL DE CASTRO

RUA GENTIL DE CASTRO
RUA DE BAIXO

CAPELA SANTA CRUZ

CAPELA SANTA CRUZ
Iª CAPELA DE ARASSUAHY

NILTON CALHAU

NILTON  CALHAU
ARAÇUAÍ

mulher orando

Prece

ORAÇÃO DO ARTESÃO

"Senhor! Tu que és maior dos artistas, fonte das mais belas inspirações. Abençoa meu talento e as minhas obras.

Maravilhoso é o dom que me deste, na louvada missão de servir-te com
alegria, e de exercer meu trabalho com amor e dedicação. Por isso,
agradeço-te por permanecer sempre comigo.

Dá-me o equilíbrio entre a razão e a emoção, humildade e sabedoria para me aperfeiçoar.

Inspira-me, ó Mestre, a criação do novo e do belo. Protege também, todos os artesãos e os artistas em suas carreiras e gêneros.

Faze com que minhas obras contribuam para a construção do teu reino,
e que eu prospere, seguindo teus desígnios, pelos caminhos gloriosos da
arte.

Amém!"

VISTA DIOCESE

VISTA DIOCESE
IGREJA CATEDRAL

IGREJA SENHOR DA BOA VIDA

IGREJA  SENHOR DA BOA VIDA
NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

ESCRAVOS

ESCRAVOS

NILTON

NILTON
PROFESSOR
http://3.bp.blogspot.com/-aDS4p0Uu2XY/Ug2L1beuXTI/AAAAAAAAA9o/VHCm9vMricc/s1600/papa-eu-vi-oq-voce-fez.gif

CARICATURA DA ZEFA ARTESÃ

CARICATURA DA ZEFA ARTESÃ
1925 --- 2013

PROFESSOR

PROFESSOR
ARTISTA PLÁSTICO

BARRA DO PONTAL (ITIRA)

BARRA DO PONTAL (ITIRA)
ENCONTRO DOS RIOS EM ARAÇUAÍ

CASA DE LUCIANA TEIXEIRA EM 1817

CASA DE LUCIANA TEIXEIRA EM   1817
ARASSUAHY- CALHAU

ENCHENTE DE 1979

ENCHENTE DE 1979
ARAÇUAÍ MG

CASA DA ZEFA ARTESÃ-2013

CASA DA ZEFA ARTESÃ-2013
ARAÇUAÍ MG (NILTON)

BAHIMINAS EM 1942

BAHIMINAS EM 1942
ARAÇUAÍ MG

CENTENÁRIO DA DIOCESE

CENTENÁRIO DA DIOCESE
ARAÇUAÍ MG

JOSEFA ALVES DOS REIS

JOSEFA ALVES DOS REIS
ZEFA ARTESÃ

ESCRAVOS

ESCRAVOS
PINTURAS

PROFESSOR NILTON

PROFESSOR NILTON
PINTURAS

REGIAO CENTRAL DE ARAÇUAÍ MG

REGIAO CENTRAL DE ARAÇUAÍ MG
vale do jequitinhonha

contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Seguidores

Araçuaí

Pesquisar este blog

Água

Silêncio interior

A meditação é a medicina do corpo e da mente mais poderosa do mundo.
Além
de terapêutica é a melhor ferramenta para o crescimento pessoal e
espiritual.
Preste muita atenção: aprendendo a meditar você descobre a diferença
do
que é ou não importante para sua vida, com isto se torna uma pessoa
mais
segura e objetiva. Com a meditação você cura seu corpo, melhora a
memória
e concentração, desperta a intuição e a percepção. Você se torna uma
pessoa
mais disposta e produtiva, mais agradável e serena. A forma de
meditar é
muito particular de cada pessoa. Existem muitas técnicas e rituais.
Cada
um deve praticar da maneira que se sentir melhor. Procure um livro,
um curso
ou um mestre, mas procure, pois a meditação vai melhorar muito a sua
vida,
pois vai fazer você encontrar a pessoa mais importante do mundo: você
mesmo!

BENZEDEIRA

BENZEDEIRA
SÁ LUIZA

ATENÇÃO

Barco

Canoa
From Millan.Net

BÊBADO

BÊBADO
PINTURAS

BARRA DO PONTAL

BARRA DO PONTAL
DISTRITO DE ARAÇUAÍ
Brasil - Graphics, Graficos e Glitters Para Orkut
Diversas - Graphics, Graficos e Glitters Para Orkut

FREI CHICO

FREI     CHICO
TROVADOR

OS APÓSTOLOS

OS APÓSTOLOS
MESTRA ZEFA

CANOEIRO DE ARAÇUAÍ

CANOEIRO DE ARAÇUAÍ
ARASSUARTES

LINDA PINTURA

mulheres-pinturas-de-richard-s-johnson

MAPA DA DIOCESE

MAPA DA DIOCESE
ARAÇUAÍ MG