HI

EM BREVE UMA PROGRAMAÇÃO QUE TOCARÁ NO FUNDO DO SEU CORAÇÃO

Posted by Nilton Professor Ribeiro on Quarta, 17 de junho de 2015

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Psicologia e Educação




A Psicologia contribuiu largamente para o desenvolvimento do campo da educação, e estas possuem uma grande interface ainda nos dias atuais. Apesar disso, inicialmente a Psicologia não tinha um espaço assegurado no campo da educação. Enquanto a concepção da chamada Escola Tradicional se mantinha em ação, não havia espaço e nem necessidade de uma Psicologia para acompanhar a prática educativa. Na concepção tradicional a educação era vista como um trabalho de desenraizamento do mal, que era considerado inato no ser humano. O homem nascia já dotado de duas naturezas, sendo uma parte já corrompida e a outra caracterizada como a essencial, potencialmente boa e construtiva. Cabia assim à educação desenvolver e zelar por essa parte essencial impedindo que a parte corrompida se manifestasse nos indivíduos, e para isto era necessário o conhecimento, uma vez que apenas este poderia ser capaz de dar ao homem condições necessárias para o controle de tal mal.
Assim, na Escola Tradicional era essa a visão de aluno, um ser naturalmente corrompido, que precisava ser “domado”. Estes deveriam ser expostos a determinados modelos exemplares de seres humanos para que assim desenvolvessem a natureza humana essencial. Tais modelos eram exatamente os professores, figuras exemplares de “perfeição”. Outro aspecto visivelmente presente na Escola Tradicional eram os notórios princípios e códigos morais que regiam o ambiente escolar. Estes eram estabelecidos a partir de disciplina e de regras extremamente firmes, com o objetivo de corrigir quaisquer desvios existentes nos alunos.
Com essa alternativa e possibilidade que o aluno tinha para desenvolver seu lado bom era totalmente desnecessária a presença da Psicologia no âmbito da educação, uma vez que já se conhecia suficientemente bem o ser humano e suas formas de aprimoramento.
A partir do século XX esta lógica mudou. A visão foi voltada para a valorização da infância e as crianças eram vistas como “o futuro da nação”. A escola também modificou-se  partir de novas idéias trazidas pela Pedagogia da chamada Escola Nova. 
A criança passou a ser vista como um ser naturalmente bom, porém ainda com duas divisões: uma parte boa manifestada desde o nascimento e outra parte que poderia ser corrompida. Assim, cabia à escola cuidar para que a bondade permanecesse e continuasse a se desenvolver na criança, onde esta passou a ser assim um espaço de liberdade e de comunicação. Não se havia mais a preocupação com a disciplina, pois as expressões e as manifestações infantis também produziam construções e trocas. Desta forma abrem-se as portas educacionais para a Psicologia, uma vez que esta era capaz de conhecer a criança e seu desenvolvimento natural para que assim fosse possível trabalhar para que esta não fosse corrompida.
Ao ser inserida nesse novo ambiente, a Psicologia alia-se à educação e acaba por desenvolver certa cumplicidade ideológica, uma vez que esta traz consigo a concepção de que o homem é dotado de uma natureza inata, e que ao ser atualizada produz capacidades e potencialidades humanas a todos, tendo como universais a dinâmica e as estruturas do psiquismo. Sendo assim, as crianças que apresentassem quaisquer desvios em seu desenvolvimento eram representadas como problemáticas, uma vez que todas estavam expostas às mesmas condições e aos mesmos conteúdos no ambiente escolar. A Psicologia desenvolveu assim diversos instrumentos capazes de “diagnosticar” os problemas que tais crianças apresentavam, desenvolvendo projetos diferenciados para estes que eram considerados os responsáveis pelo seu não-aprendizado e pelos seus “déficits”. Desta forma o sujeito foi sendo cada vez mais isolado do mundo social, pois possuía condições para desenvolver-se e se não o conseguia o problema e a responsabilidade era dele mesmo.
Assim, a grande contribuição para que a educação e as instituições não sejam responsabilizadas e nem criticadas pela produção do fracasso escolar foi dada em grande escala pela Psicologia, a partir da idéia de que este fracasso será sempre dos sujeitos e nunca da estrutura, da didática ou da política pedagógica e educacional presentes que vigoram e ditam como deve ser o âmbito escolar.
Diversas conseqüências apareceram devido a esta nova forma de visualizar a relação escola x aluno. A principal delas, notoriamente vista, foi a da garantia da cumplicidade e da defesa dos interesses das camadas dominantes, não havendo preocupação alguma voltada para as classes sociais menos favorecidas. O discurso apresentado hoje é de que a educação é igualitária a todos, visto que a didática, os projetos e as grades curriculares são as mesmas para todos os alunos, onde afirma-se com convicção que todos tem as mesmas chances de competir no que diz respeito ao mercado de trabalho. Assim, o processo de desigualdade social é mascarado e retirado de cena, e as diferenças passam a ser traduzidas em discursos de que apenas os mais dedicados, responsáveis e esforçados são os que têm melhores aproveitamentos e oportunidades perante o mercado. E é desta forma que pouco a pouco se solidifica cada vez mais a produção da ideologia que acompanha o processo educacional, ocultando cada vez mais a realidade e promovendo dia a dia a aceitação e o conformismo em relação à desigualdade social não somente no que diz respeito à educação, mas sim em todos os aspectos que permeiam as relações sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A PAZ NÃO SE IMPROVISA, ELA SE CONSTROI ATRAVÉS DE VALORES UNIVERSAIS.WWW.ARASSUARTES.COM.BR

gato

massagem

mulher orando

Prece

SÁ LUIZA BENZEDEIRA

SÁ LUIZA BENZEDEIRA
FALECIDA EM 2001 AOS 107 ANOS

PROIBIDO FUMAR

mar como te quero

RUA GENTIL DE CASTRO

RUA GENTIL DE CASTRO
RUA DE BAIXO

CAPELA SANTA CRUZ

CAPELA SANTA CRUZ
Iª CAPELA DE ARASSUAHY

NILTON CALHAU

NILTON  CALHAU
ARAÇUAÍ

mulher orando

Prece

ORAÇÃO DO ARTESÃO

"Senhor! Tu que és maior dos artistas, fonte das mais belas inspirações. Abençoa meu talento e as minhas obras.

Maravilhoso é o dom que me deste, na louvada missão de servir-te com
alegria, e de exercer meu trabalho com amor e dedicação. Por isso,
agradeço-te por permanecer sempre comigo.

Dá-me o equilíbrio entre a razão e a emoção, humildade e sabedoria para me aperfeiçoar.

Inspira-me, ó Mestre, a criação do novo e do belo. Protege também, todos os artesãos e os artistas em suas carreiras e gêneros.

Faze com que minhas obras contribuam para a construção do teu reino,
e que eu prospere, seguindo teus desígnios, pelos caminhos gloriosos da
arte.

Amém!"

VISTA DIOCESE

VISTA DIOCESE
IGREJA CATEDRAL

IGREJA SENHOR DA BOA VIDA

IGREJA  SENHOR DA BOA VIDA
NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

ESCRAVOS

ESCRAVOS

NILTON

NILTON
PROFESSOR
http://3.bp.blogspot.com/-aDS4p0Uu2XY/Ug2L1beuXTI/AAAAAAAAA9o/VHCm9vMricc/s1600/papa-eu-vi-oq-voce-fez.gif

CARICATURA DA ZEFA ARTESÃ

CARICATURA DA ZEFA ARTESÃ
1925 --- 2013

PROFESSOR

PROFESSOR
ARTISTA PLÁSTICO

BARRA DO PONTAL (ITIRA)

BARRA DO PONTAL (ITIRA)
ENCONTRO DOS RIOS EM ARAÇUAÍ

CASA DE LUCIANA TEIXEIRA EM 1817

CASA DE LUCIANA TEIXEIRA EM   1817
ARASSUAHY- CALHAU

ENCHENTE DE 1979

ENCHENTE DE 1979
ARAÇUAÍ MG

CASA DA ZEFA ARTESÃ-2013

CASA DA ZEFA ARTESÃ-2013
ARAÇUAÍ MG (NILTON)

BAHIMINAS EM 1942

BAHIMINAS EM 1942
ARAÇUAÍ MG

CENTENÁRIO DA DIOCESE

CENTENÁRIO DA DIOCESE
ARAÇUAÍ MG

JOSEFA ALVES DOS REIS

JOSEFA ALVES DOS REIS
ZEFA ARTESÃ

ESCRAVOS

ESCRAVOS
PINTURAS

PROFESSOR NILTON

PROFESSOR NILTON
PINTURAS

REGIAO CENTRAL DE ARAÇUAÍ MG

REGIAO CENTRAL DE ARAÇUAÍ MG
vale do jequitinhonha

contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Seguidores

Araçuaí

Pesquisar este blog

Água

Silêncio interior

A meditação é a medicina do corpo e da mente mais poderosa do mundo.
Além
de terapêutica é a melhor ferramenta para o crescimento pessoal e
espiritual.
Preste muita atenção: aprendendo a meditar você descobre a diferença
do
que é ou não importante para sua vida, com isto se torna uma pessoa
mais
segura e objetiva. Com a meditação você cura seu corpo, melhora a
memória
e concentração, desperta a intuição e a percepção. Você se torna uma
pessoa
mais disposta e produtiva, mais agradável e serena. A forma de
meditar é
muito particular de cada pessoa. Existem muitas técnicas e rituais.
Cada
um deve praticar da maneira que se sentir melhor. Procure um livro,
um curso
ou um mestre, mas procure, pois a meditação vai melhorar muito a sua
vida,
pois vai fazer você encontrar a pessoa mais importante do mundo: você
mesmo!

BENZEDEIRA

BENZEDEIRA
SÁ LUIZA

ATENÇÃO

Barco

Canoa
From Millan.Net

BÊBADO

BÊBADO
PINTURAS

BARRA DO PONTAL

BARRA DO PONTAL
DISTRITO DE ARAÇUAÍ
Brasil - Graphics, Graficos e Glitters Para Orkut
Diversas - Graphics, Graficos e Glitters Para Orkut

FREI CHICO

FREI     CHICO
TROVADOR

OS APÓSTOLOS

OS APÓSTOLOS
MESTRA ZEFA

CANOEIRO DE ARAÇUAÍ

CANOEIRO DE ARAÇUAÍ
ARASSUARTES

LINDA PINTURA

mulheres-pinturas-de-richard-s-johnson

MAPA DA DIOCESE

MAPA DA DIOCESE
ARAÇUAÍ MG