As transformações da ferrovia através de fotos
Foi quando conheci o meu amigo Hugo Caramuru que a coisa tomou uma ordem, fui compreender que era tudo parte de um processo de transformação que havia alcançado a centena de anos. Foi quando entendi o quanto tudo em minha volta era obsoleto, atrasado, anacrônico e deveras encantador. Em minha lógica e entendimento do mundo, quando meu irmão maquinista dizia que as locomotivas não funcionavam mais a lenha e sim a óleo BPF, logo achei que eram substituídas, que havia ocorrido uma "modernização" da frota durante o século XX. Aos poucos descobri que não era isso.
E lá fui eu reparar num objeto em que ainda não havia dado a devida atenção: a placa redonda que havia na lateral das locomotivas, que fui descobrir ser a identidade do veículo, sua certidão de nascimento, onde podemos saber quem fabricou, onde e quando. Fui descobrir que as locomotivas que eu assistia passar desde a infância já eram "senhoras" realmente idosas.






A
locomotiva nº1 em várias datas diferentes (de cima para baixo): 1880
(foto: BLW); década de 40 (foto: coleção Hugo Caramuru), 1980 (foto:
RFFSA) e 2009 (foto: Jonas Carvalho). Vemos duas fases distintas: EFOM e
RMV, esta máquina foi retirada de serviço na década de 1950.

A
locomotiva acima também em datas diferentes (de cima para baixo): 1912
(foto: BLW); década de 70 (foto: coleção Hugo Caramuru), por volta de
1982 (foto: coleção Hugo Caramuru) e década de 90 (foto: autor
ignorado). Vemos três fases distintas: EFOM, VFCO e RFFSA SR-2.


Estranhamente
não encontrei fotografia desta na fase RMV, mas cá está (de cima para
baixo): início da década de 30 (coleção ASPEF) e início da década de 90
(fotos: Hugo Caramuru)
É
assim, através das pinturas das locomotivas, que descobrimos, mais ou
menos, quando se dá a mudança das administrações da ferrovia, a passagem
de uma empresa para outra.
Se
a Oeste de Minas surge como companhia de capital privado no século XIX,
pelas contas dívidas acumuladas e saldos negativos nas contas, com
despesas que superavam as receitas ano a ano, ela entra o século XX como
uma nova estatal, já que fora encampada pelo governo federal depois de
decretada a falência em 1898, e arrematada pelo mesmo em 1903, em hasta
pública.
Em 1931 o governo do Estado de Minas Gerais
arrenda a estrada junto ao governo federal, o que é visível na pintura
das locomotivas que passam a ser parte do sistema RMV-Oeste, o que
corresponde a ser parte da E. F. Oeste de Minas, na divisão que tem
também a RMV-Sul, correspondente à parte arrendada da antiga Rede Sul
Mineira (Estradas de Ferro Federais - RSM).
A
Rede Mineira de Viação é iniciada com as administações distintas entre
Sul e Oeste, mas logo ocorre a unificação do sistema, uma integração
como tal. Isso se reflete na renumeração das locomotivas da rede, que
passam a unificar toda a frota, numa fusão definitiva entre Oeste de
Minas e Rede Sul Mineira (chamada Estrada de Ferro Sul de Minas quando
criada a RMV). Por isso vemos tantos números diferentes para a mesma
locomotiva. Se bem que a primeira renumeração se dá por causa do
critério de rodagem das locomotivas. Quando adquiridas eram numeradas de
acordo com a encomenda, seguindo a sequência de ordem cronológica,
independentemente do tipo de locomotiva adquirida.
Na década de 1920, a Oeste renumera suas locomotivas de acordo com o tipo de rodagem, quais sejam: as do tipo American (4-4-0) recebem os números de um e dois algarismos (1 a 22); as Ten-Wheeler
(4-6-0) recebem os números da série 100 (100 a 113), e as Consolidation
(2-8-0) ficam com a série 200 (200 a 221). Com o advento da RMV, a
série 100 passa a ser de 30 a 43, e a série 200 de 50 a 71.
Esses
dados refletem a ausência de crescimento da malha em bitola de 0,76m. A
própria numeração das locomotivas indica, ao menos aparentemente, não
haver um projeto de ampliação da frota, reflexo da baixa importência
econômica da região alcançada pelos trilhos da chamada "bitolinha".


As
locomotivas 53 e 51 (de cima para baixo) foram unidades que sofreram
baixa no período da RMV. Na imagem superior temos o último trem que
partiu da estação de Pitangui, início da década de 60.
Em
1953 ocorre a devolução da RMV à União, em 1957 é criada a Rede
Ferroviária Federal para administrar as estradas de ferro que pertenciam
ao governo federal. Em 1965, em reorganização administrativa, a RMV é
fundida à Estrada de Ferro Goiás (EFG) e à Estrada de Ferro Bahia a
Minas (EFBM), passando a ser Viação Férrea Centro-Oeste (VFCO)., e
depois 5ª Divisão Centro-Oeste.


As
locomotivas 38 e 43 (de cima para baixo) estão entre as "sobreviventes"
da EFOM. Fotos: Popó (38) e coleção de Hugo Caramuru (43).
Quando
desativada a ferrovia, as quinze locomotivas operacionais já se
encontravam pintadas no último padrão, o da RFFSA. Para a sorte dos que
têm como hobby a apreciação de locomotivas a vapor, cá temos quinze
exemplares guardados (nem todos inteiros, não custa lembrar).
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