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Posted by Nilton Professor Ribeiro on Quarta, 17 de junho de 2015

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Estrada de Ferro Bahia-Minas: Uma breve história

Estrada de Ferro Bahia-Minas: Uma breve história



A Estrada de Ferro Bahia-Minas era uma ferrovia que ligava o nordeste de Minas Gerais ao sul da Bahia. Esta ferrovia nasceu como um símbolo de prosperidade na região a qual ela servia e nela eram depositadas esperanças de mudança no quadro de isolamento das regiões que ela ligasse. A Bahia-Minas nasceu sob o prisma da prosperidade no lugares onde ela seria instalada e foi ativada em 1882.

O que ocorreu de fato foi onde a ferrovia impulsionou o crescimento demográfico da região e em muitas ocasiões foi a partir da construção da ferrovia que possibilitou o nascimento de algumas cidades e comunidades menores em torno de suas estações. As mercadorias transportadas pela Bahia-Minas eram principalmente a madeira e posteriormente o café encontrado ou produzido no território mineiro para exportação. 

Sucessivas crises, a dependência de poucos produtos para transportar tornaram vulnerável a rentabilidade da ferrovia e isto acarretou em sucessivos déficits, comprometendo as finanças da companhia. Apontam-se diversas causas para o prejuízo financeiro da companhia sendo eles o abandono do governo com a ferrovia, já que a manutenção da linha era, segundo relatos, raramente feita; má administração e descaso dos responsáveis pela sua gestão; concentração em poucos produtos para comercialização entre outros.

A mudança de visão do governo quanto ao ramal necessário para transportar  as mercadorias produzidas no Brasil mudou em meados da década de 50. As rodovias passaram a substituir as ferrovias como modal ferroviário e passaram os dois modais passaram a concorrer pelos recursos do governo e o rápido sucesso das rodovias contribui para o esquecimento de muitas ferrovias.

Neste contexto foi construída um trecho da BR-116 nas proximidades dos trilhos da Bahia-Minas e a concorrência com tal modalidade de transporte aumentaram as dificuldades enfrentadas pela companhia, sendo que além do transporte pela BR-116 sair mais barato por causa dos subsídios feitos neste transporte  da falta de manutenção de trechos da ferrovia tornava cada vez mais inviável seu uso. 

A Lei 2.698, de 27/12/1955 e o Plano Nacional de Viação de 1964 intensificam o processo de substituição das ferrovias pelas rodovias como o braço forte do programa de desenvolvimento do governo e a partir de então é tomada a decisão de erradicar ramais deficitários tidos como antieconômicos. Com poucos recursos para sua manutenção e com pouquíssimas mercadorias a transportar, a foi decretado a erradicação da Estrada de Ferro Bahia-Minas e os trilhos desta ferrovia foram retirados em 1966.

O que ficou para os habitantes que antes eram beneficiados pela linha de trem foi apenas lembranças de um período em que só depois vieram a reconhecer a importância que esta tinha em suas terras. A desativação da ferrovia não foi acompanhada pela substituição de outro modal de transporte e expôs a região de volta ao quadro de abandono.

Situações como esta faz pensar se o governo qualificou ou não certo a situação da ferrovia. Ela era muito importante para a região e isto tinha que ser levado em consideração, além da necessidade de um planejamento para que se produzisse mercadorias viáveis para o transporte ferroviário no território que ela abrangia. Os custos de manutenção de uma ferrovia são considerados altos e se a ferrovia não apresentou o resultado necessário para sua continuidade, pode ser até que a erradicação dos trilhos fosse necessária. O que tem ser levado em conta são os fatores que levaram a este resultado e a partir de então trazer outras alternativas de transporte para os habitantes. O que não está certo é o governo fazer o que fez: tirar um meio de transporte necessário para a sobrevivência de muitos sem uma devida compensação.

Quem quiser saber mais sobre a história desta ferrovia que foi extinta em 1966, eu encontrei uma tese de doutorado de Giffoni sobre a história sócio-econômica e torno da compahia. Esta obra encontra-se disponível no portal Domínio Público. Quem precisar de referência a respeito ou simplesmente quer conhecer um pouco mais da história eu sugiro que leia.

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agradeço-te por permanecer sempre comigo.

Dá-me o equilíbrio entre a razão e a emoção, humildade e sabedoria para me aperfeiçoar.

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