Estrada de Ferro Bahia-Minas: Uma breve história
A
Estrada de Ferro Bahia-Minas era uma ferrovia que ligava o nordeste de
Minas Gerais ao sul da Bahia. Esta ferrovia nasceu como um símbolo de
prosperidade na região a qual ela servia e nela eram depositadas
esperanças de mudança no quadro de isolamento das regiões que ela
ligasse. A Bahia-Minas nasceu sob o prisma da prosperidade no lugares
onde ela seria instalada e foi ativada em 1882.
O
que ocorreu de fato foi onde a ferrovia impulsionou o crescimento
demográfico da região e em muitas ocasiões foi a partir da construção da
ferrovia que possibilitou o nascimento de algumas cidades e comunidades
menores em torno de suas estações. As mercadorias transportadas pela
Bahia-Minas eram principalmente a madeira e posteriormente o café
encontrado ou produzido no território mineiro para exportação.
Sucessivas
crises, a dependência de poucos produtos para transportar tornaram
vulnerável a rentabilidade da ferrovia e isto acarretou em sucessivos
déficits, comprometendo as finanças da companhia. Apontam-se diversas
causas para o prejuízo financeiro da companhia sendo eles o abandono do
governo com a ferrovia, já que a manutenção da linha era, segundo
relatos, raramente feita; má administração e descaso dos responsáveis
pela sua gestão; concentração em poucos produtos para comercialização
entre outros.
A
mudança de visão do governo quanto ao ramal necessário para transportar
as mercadorias produzidas no Brasil mudou em meados da década de 50.
As rodovias passaram a substituir as ferrovias como modal ferroviário e
passaram os dois modais passaram a concorrer pelos recursos do governo e
o rápido sucesso das rodovias contribui para o esquecimento de muitas
ferrovias.
Neste
contexto foi construída um trecho da BR-116 nas proximidades dos
trilhos da Bahia-Minas e a concorrência com tal modalidade de transporte
aumentaram as dificuldades enfrentadas pela companhia, sendo que além
do transporte pela BR-116 sair mais barato por causa dos subsídios
feitos neste transporte da falta de manutenção de trechos da ferrovia
tornava cada vez mais inviável seu uso.
A
Lei 2.698, de 27/12/1955 e o Plano Nacional de Viação de 1964
intensificam o processo de substituição das ferrovias pelas rodovias
como o braço forte do programa de desenvolvimento do governo e a partir
de então é tomada a decisão de erradicar ramais deficitários tidos como
antieconômicos. Com poucos recursos para sua manutenção e com
pouquíssimas mercadorias a transportar, a foi decretado a erradicação da
Estrada de Ferro Bahia-Minas e os trilhos desta ferrovia foram
retirados em 1966.
O
que ficou para os habitantes que antes eram beneficiados pela linha de
trem foi apenas lembranças de um período em que só depois vieram a
reconhecer a importância que esta tinha em suas terras. A desativação da
ferrovia não foi acompanhada pela substituição de outro modal de
transporte e expôs a região de volta ao quadro de abandono.
Quem quiser saber mais sobre a história desta ferrovia que foi extinta em 1966, eu encontrei uma tese de doutorado de Giffoni sobre a história sócio-econômica e torno da compahia. Esta obra encontra-se disponível no portal Domínio Público. Quem precisar de referência a respeito ou simplesmente quer conhecer um pouco mais da história eu sugiro que leia.
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